HISTERIA, HIPNOSE E CURA PELA PALAVRA

 HISTERIA, HIPNOSE E CURA PELA PALAVRA 

O INÍCIO DA PSICANÁLISE

Se algum mérito existe em ter dado vida à psicanálise, a mim não cabe, pois não participei de suas origens

Freud no início da sua primeira lição fala essa frase, o que me leva a crer que antes de tudo já havia uma uma origem, um ponto de partida para a psicanálise que será exposta no decorrer do texto. Após seus primeiros contatos com  pacientes, Freud passou a estudar a hipnose com Charcot nos histéricos. Esses estudos não foram bem quistos e Freud foi muito criticado na época, tanto ao método, quanto a  duvidosa credibilidade científica, entretanto  sua preocupação continuava, porque os sintomas da doença no momento de hipnose cessava , mas não era curada e em breve voltaria.

Mais adiante Freud se aproxima de Breuer, utilizando-se do método catártico( hipnose) para o tratamento dos histéricos. 

Durante esses tratamentos Freud descobriu que existia uma outra força além do consciente, o inconsciente, onde ficavam guardados os fatos “esquecidos" que vinha à tona no momento de hipnose.

Após esse momento ele desenvolve duas teorias do aparelho psíquico. Na primeira teoria do aparelho psíquico ou primeira tópica freudiana, se divide o psiquismo em inconsciente, pré consciente e consciente, mas isso é assunto de outra aula. 

E foi assim em meio aos seus estudos e observações que a psicanálise foi sendo gerada.

file:///C:/Users/Usuario-PC/Downloads/27-1876-1-PB.pdf

HISTERIA

Uma paciente do Dr. Breuer, apresentava algumas manifestações intrigantes para a medicina qualquer pessoa que as vissem diria se tratar de doença mental ou algo parecido, tal foi seu comprometimento físico e também mental, mas para ambos os médicos envolvidos no caso, essas manifestações são típicas de histeria. Breuer compreendendo a necessidade de atendimento da paciente passou a acompanhá-la quase que todas as noites em sua residência, em estado hipnótico observou que a paciente ia acalmando-se quando conseguia revivenciar momentos de angustias, quase todos esses sintomas haviam se formado desse mesmo modo, como por uma razão, denominado pelo médico como traumas psíquicos.

Para esse método de trabalho de Breuer a paciente nomeou-o como limpando a chaminé, a cura pela conversação.


Comentários

  1. O modo como você está colocando links aqui não dá acesso ao material...
    Quero ver mais "bastidores" :D

    ResponderExcluir

Postar um comentário