Pulsão, eita coisinha complicada de entender, aliás Freud e Juliane explica, explica e eu continuo confusa, mas vamos lá deixo aqui a minha compreensão sobre o assunto.
Algumas definições importantes para começar a tentar entender se faz necessário
Pulsão: Processo dinâmico que faz o organismo tender para uma meta, a qual suprime o estado de tensão ou excitação corporal que é a fonte do processo. ( dicionário)
Assim, podemos dizer que pulsão é uma força que nos leva a descarga de excitação, encontra-se entre o organismo (excitação) e a descarga, o organismo ( individuo) este sempre esta a procura de prazer, Freud entende que essa busca de prazer quando encontrada a pulsão impulsiona o organismo a buscá-la sempre ou reencontrá-la, motivada por esse reencontro a pulsão não cessa nunca. Não existe um objeto de pulsão fixo , pode ser qualquer objeto, o individuo ou organismo sente essa pulsão porém não tem consciência que sente, pode desejar e buscar algo sem saber que querer.( inconsciente)
A Libido: desejo sexual que vai além do corpo, podemos compara-la ao amor
Quanto a questão que titulou esse texto, sim no meu entendimento a pulsão é o que impulsiona!
Imagem referente as minhas anotações no caderno.
Busquei outras fontes para uma melhor compreensão sobre a temática.
https://www.youtube.com/watch?v=3d7vk2x-S6w
legal, Elaine, aqui apareceu bem mais os bastidores do seu estudo. Você realmente ainda tem algumas imprecisões conceituais com o conceito... especialmente se mostram neste trecho "Assim, podemos dizer que pulsão é uma força que nos leva a descarga de excitação, encontra-se entre o organismo (excitação) e a descarga, o organismo ( individuo) este sempre esta a procura de prazer, Freud entende que essa busca de prazer quando encontrada a pulsão impulsiona o organismo a buscá-la sempre ou reencontrá-la, motivada por esse reencontro a pulsão não cessa nunca." tente dar uma revisada nos vídeos, textos, outros portfólios e reescreva seu entendimento do conceito.
ResponderExcluir